A decoração em eventos corporativos influencia, mesmo que indiretamente, a experiência de todos os participantes. Por isso, o organizador deve ter em conta cada detalhe do espaço e estrutura, para que possa fazer do evento um encontro produtivo e memorável.
Além de embelezar e trazer harmonia ao espaço, a decoração também tem uma função estratégica, já que a sua identidade visual é o primeiro contacto com o público. Conheça algumas dicas:
1. Tipo de evento
O primeiro passo é estabelecer qual o tipo/tema do evento para escolher uma decoração que se adeque à sua dinâmica. O tema vai definir as cores, luzes e até mesmo o estilo do mobiliário. Se o ambiente for jovem e descontraído, a escolha de poufs é uma opção relaxada e intimista. Caso seja um evento mais formal, com conferências, etc, o púlpito é uma das hipóteses utilizadas quando temos oradores.
2. Disposição do espaço
Se o objetivo for, por exemplo, a circulação de pessoas e o contacto entre elas, é importante garantir que o local permita a mobilidade. Poderá incluir uma área com balcões para credenciação, caso seja requisito do evento, e ainda criar uma zona de estar, com sofás e/ou cadeirões e um bar.
Outra dica para esta disposição é o uso de expositores touch, que permitam tirar partido do facto de as pessoas circularem de um lado para outro, proporcionando ao mesmo tempo uma experiência tátil.
De salientar que a escolha do mobiliário deve combinar com o estilo do evento, do mais sofisticado ao mais clássico, mas assegurando sempre um espaço atrativo e confortável.
3. Acessórios
Com tantos detalhes, é essencial não esquecer que um evento deve disponibilizar bengaleiros ou charriots; dar importância à presença de vasos e plantas; investir em elementos decorativos, como um cubo iluminado, que pode ser utilizado como banco ou mesa de centro; oferecer soluções que acompanhem a era tecnológica, tal como um Charging Point – um móvel para carregamento de telemóveis e smartphones.
4. Iluminação
Outro ponto que faz toda a diferença é a iluminação. Um ambiente bem iluminado transmite a sensação de amplitude e destaca a decoração. As luzes, quando posicionadas estratégicamente, são capazes de tornar o ambiente mais aconchegante e mantêm a atenção a todos aos detalhes.
5. Personalização
Os eventos corporativos são a exposição máxima de uma empresa ou marca e justamente por isso necessitam de um cuidado especial com a sua identidade. Desta forma, as cores, imagens e slogans podem ser combinados à identidade visual já usada, de forma personalizada, com impressão têxtil e vinil, a fim de reforçar o objetivo do evento e destacar informações importantes.
A junção destas dicas fazem da decoração e comunicação visual de um evento com o objetivo de passar uma mensagem. Toda a informação do espaço pode criar uma janela de oportunidades para estabelecer ligações, apresentar ideias, lançar produtos, integrar equipas, divulgar novidades ou gerar negócios.