Kaizen

Setembro, 2019

A EUROPALCO iniciou um projeto de melhoria de processos internos com o apoio do Kaizen Institute Portugal.

Kaizen (em japonês: kai = mudar + zen = melhor), para quem não sabe, é uma prática da melhoria contínua. Kaizen foi originalmente introduzido no Ocidente por Masaaki Imai com o seu livro "Kaizen: The Key to Japan’s Competitive Success" em 1986. Hoje o Kaizen é reconhecido em todo o mundo como um importante pilar da estratégia competitiva de longo prazo para as organizações.

​Kaizen é a melhoria contínua baseada em certos princípios orientadores, tais como:

  • processos consistentes conduzem aos resultados desejados;
  • ver por si mesmo para compreender a situação atual;
  • falar com dados e gerir com base em factos;
  • tomar medidas para conter e corrigir as causas da raiz dos problemas;
  • trabalhar em equipa;
  • kaizen aplica-se a todos;
  • e muito mais!


Uma das características do Kaizen é que os grandes resultados vêm de pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo. Contudo, isto pode ser mal interpretado, como se Kaizen fosse equivalente a pequenas mudanças. Na verdade, Kaizen significa que todos estão envolvidos na melhoria. A maioria das mudanças podem ser pequenas, mas os maiores impactos do Kaizen são liderados pela administração em projetos transformacionais, ou por equipas multifuncionais.

Política de Cookies
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.