A EUROPALCO iniciou um projeto de melhoria de processos internos com o apoio do Kaizen Institute Portugal.
Kaizen (em japonês: kai = mudar + zen = melhor), para quem não sabe, é uma prática da melhoria contínua. Kaizen foi originalmente introduzido no Ocidente por Masaaki Imai com o seu livro "Kaizen: The Key to Japan’s Competitive Success" em 1986. Hoje o Kaizen é reconhecido em todo o mundo como um importante pilar da estratégia competitiva de longo prazo para as organizações.
Kaizen é a melhoria contínua baseada em certos princípios orientadores, tais como:
- processos consistentes conduzem aos resultados desejados;
- ver por si mesmo para compreender a situação atual;
- falar com dados e gerir com base em factos;
- tomar medidas para conter e corrigir as causas da raiz dos problemas;
- trabalhar em equipa;
- kaizen aplica-se a todos;
- e muito mais!
Uma das características do Kaizen é que os grandes resultados vêm de pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo. Contudo, isto pode ser mal interpretado, como se Kaizen fosse equivalente a pequenas mudanças. Na verdade, Kaizen significa que todos estão envolvidos na melhoria. A maioria das mudanças podem ser pequenas, mas os maiores impactos do Kaizen são liderados pela administração em projetos transformacionais, ou por equipas multifuncionais.
-
Kaizen
-
Kaizen
-
Kaizen
-
Kaizen