Transmissão ao vivo e crowd streaming

Outubro, 2018
A internet veio quebrar a hegemonia da televisão e esta já não é o único meio capaz de transmitir conteúdos áudio e vídeo em escala. O interesse por conteúdos online e em tempo real veio criar um novo paradigma empresarial, mais atento a novas formas de comunicação.

Esta tendência tem como objetivo alcançar uma audiência virtualmente ilimitada e gratuita, capaz de transmitir conteúdos audiovisuais de forma instantânea. É uma das atuais principais tendências em eventos corporativos e denomina-se por live streaming.

O live streaming é uma tecnologia que pretende satisfazer as necessidades de empresas e marcas que queiram demonstrar produtos, realizar eventos e reuniões corporativas ao vivo. Com o uso de plataformas de streaming (transmissão), o resultado traduz-se num maior alcance de pessoas, ultrapassando as limitações dos locais e participantes físicos.

O objetivo é facilitar a inclusão, tanto de participantes convidados, por exemplo, como de espectadores – onde quer que ambos estejam. A utilização deste recurso traz diversos benefícios: reconhecimento, fidelização, aumento da audiência, redução de custos financeiros associados e experiência de visualização de qualidade.

Contudo, esta solução envolve plataformas específicas de alojamento do conteúdo transmitido, bem como uma equipa de profissionais qualificados, equipamentos sofisticados – câmaras, captação de som, iluminação, reprodução de materiais adicionais (powerpoints, por exemplo) –, para garantirem que todo o conteúdo é gravado com a melhor qualidade.

Outro ponto importante: a plataforma de streaming deverá estar disponível em qualquer dispositivo, uma vez que qualquer pessoa deve poder assistir através do seu computador, smartphone ou tablet.

Durante a transmissão ao vivo, é possível receber e responder a mensagens, de forma imediata e ainda incentivar o uso de hastags e divulgação de insights nas redes sociais. Esta agilidade permite abranger outros aspetos do evento, como os bastidores ou a reação e opinião dos espectadores e utilizadores. Este tipo de interação tem o nome de crowd streaming e geralmente é feita pelo público, via Facebook Live, ou a partir de outras redes sociais.
Política de Cookies
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.